Docentes

Ana Cristina Ferreira

Mestre (1998) e Doutora (2003) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ambos na área de concentração: Educação Matemática. Atua no Ensino Superior desde 2003, em cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Além das atividades relacionadas à docência no Ensino Superior, foi tutora do PETMAT (Grupo PET do curso de Matemática da UFOP) por seis anos. Coordenou o Curso de Matemática da UFOP entre 2005 e 2007. Coordenou o GT7 (Formação de professores que lecionam Matemática) da SBEM 2013 a 2015. É docente permanente do Mestrado em Educação da UFOP. É membro dos Grupos: HIFEM (História e Filosofia da Educação Matemática da UNICAMP), NIEPEM (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UFOP e Práticas Escolares e Formação de Professores que Ensinam Matemática (UFMG e UFOP). É parecerista de revistas nacionais e internacionais. Tem experiência em orientações de Mestrado, Especialização, Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática; História da Matemática e da Educação Matemática, e Prática pedagógica de Matemática.


CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7935271663190827
+55 31 3559 1241 | anacf.ufop@gmail.com

 


Daniel Clark Orey

Daniel Clark Orey, Ph.D. é Professor Emeritus de Educação Multicultural e Matemática, na California State University, Sacramento, na qual exerceu a profissão docente de 1987 a 2011. Nessa mesma universidade, ele foi instrutor no Department of Learning Skills (Departamento de Aprendizagem de Habilidades) e foi membro do corpo docente do programa de doutorado em Educational Leadership (Liderança Educacional). Como Coordenador e Principal Investigador do Projeto Coleção de Algoritmos (Algorithm Collection Project), Dr. Orey está interessado no estudo das diversas maneiras pelas quais os imigrantes recém-chegados em comunidades californianas, pensam, raciocinam e calculam matematicamente. Dr. Orey se formou no magistério, na Oregon State University, em 1978, e começou a lecionar matemática na Monitor Elementary School, em Mount Angel, Oregon. Posteriormente, ele também lecionou a mesma disciplina nas seguintes escolas: Riverdale School, em Portland, no Oregon; Colégio Americano de Guatemala, na Cidade de Guatemala e na Escuela Americana, em Bananera, na Guatemala. Dr. Orey se doutorou em Curriculum and Instruction in Multicultural Education (Currículo e Instrução em Educação Multicultural) pela University of New México (Universidade do Novo México), em 1988. Ambas as pesquisas de mestrado e doutorado foram financiadas pela instituição Mellon-Tinker. Durante a pesquisa de doutorado, Dr. Orey atuou como consultor no Colégio Americano de Puebla e na Apple do México. Em 1992, Dr. Orey teve um papel importante na fundação da Sociedade Internacional para Estudos da Criança, na qual ele atuou como secretário geral por vários mandatos. Atualmente, ele é o vice-presidente dessa instituição. No período de 1995 a 1998, Dr. Orey foi o diretor do Professional Development (Desenvolvimento Profissional) e do Center for Teaching and Learning (Centro para o Ensino e Aprendizagem) na Califórnia State University, Sacramento. Em 1998, a convite do Prof. Ubiratan D’Ambrosio, Dr. Orey atuou como Fulbright Scholar, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na qual realizou pesquisas em salas de aula e ministrou cursos na área de etnomatemática e modelagem. Durante o ano escolar de 2005-2006, Dr. Orey atuou como professor-pesquisador visitante, com patrocínio do CNPq, na área de educação matemática, em etnomatemática, na Universidade Federal de Ouro Preto. Em 2007, Dr. Orey atuou como Senior Fulbright Specialist em Kathmandu University, Nepal, realizando palestras sobre temas relacionados com a Educação Matemática e lecionando sobre etnomatemática e modelagem. Dr. Orey publicou inúmeros livros, artigos e capítulos de livro, em diversos idiomas. Ele também ministrou workshops e cursos, realizou apresentações orais, e proferiu palestras, em diversos países. Dr. Orey fala e escreve, fluentemente, em inglês, português e espanhol. Em março de 2011, Dr. Orey aceitou o cargo de professor de educação matemática no Centro de Educação Aberta e a Distância na Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.


CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3262412993549456
+55 31 3559 1313 | http://www.oreydc.com/ | oreydeema@gmail.com

 


Douglas da Silva Tinti

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto. Também atua como Professor Colaborador do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais e do Mestrado Acadêmico em Educação, da Universidade Cidade de São Paulo. Atuou como Coordenador de Curso de Licenciatura em Matemática nas modalidades presencial e a distância, como Coordenador Pedagógico (Ensino Médio), Assessor de área de conhecimento (Matemática) e professor de Matemática em escolas da Educação Básica. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, iniciação à docência, aprendizagem da docência, Comunidades de Prática, Práticas de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado.


CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9156025676562066
tinti@ufop.edu.br

 


Edmilson Minoru Torisu 

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Licenciatura Plena em Matemática, Especialização em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto e Doutorado em Educação (linha de pesquisa: Educação Matemática) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais com período sanduíche na Rutgers - University of the State of New Jersey - USA. Tem grande interesse em estudos na área de Psicologia da Educação Matemática, em particular: afetividade, crenças, autoconceito e suas implicações no processo de ensino aprendizagem em Matemátca. Estudos envolvendo a Teoria da Atividade e a Educação Matemática Crítica são, também, de seu interesse. É professor adjunto do departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto e professor/orientador do Programa de pós-graduação em Educação Matemática desta mesma instituição. Atualmente é o Coordenador  do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP.


CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0058009945610234
+55 31 3559 1241 | etorisu@gmail.com


Frederico da Silva Reis

PROFESSOR TITULAR DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP. Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1989), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1994) na área de Análise Funcional, Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001) na área de Educação Matemática no Ensino Superior. Realizou Intercâmbio de Pesquisa na California State University Sacramento - CSUS - USA (2009). É professor efetivo da UFOP desde 1992, inicialmente lotado no Departamento de Matemática (até 2016) e, mais recentemente, no Departamento de Educação Matemática (desde 2017), exerceu os cargos de Chefe do Departamento de Matemática, Presidente do Colegiado do Curso de Matemática, Coordenador dos Cursos de Especialização em Matemática e Especialização em Educação Matemática e, atualmente, exerce os cargos de SubChefe e Presidente da Comissão de Ensino do Departamento de Educação Matemática. Integrou bancas examinadoras de Concursos Públicos para Professores do Ensino Superior em diversas universidades federais e estaduais. Tem experiência em ensino de graduação (presencial e a distância) e pós-graduação nas áreas de Matemática, Educação Matemática, Estatística e Pedagogia, atuando como pesquisador e orientador no Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP, tendo orientado mais de 20 Dissertações, principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática no Ensino Superior, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Ensino de Análise Matemática, Modelagem Matemática no Ensino Superior e Tecnologias Digitais no Ensino Superior de Matemática. Já integrou cerca de 60 bancas de defesa de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado em renomados Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática do país. É membro do Conselho Científico e do Conselho de Pareceristas de revistas nacionais indexadas no Qualis. Atua como Consultor Ad hoc da CAPES e como Parecerista Ad hoc de diversos eventos nacionais e internacionais na área de Educação Matemática. É membro do Grupo de Trabalho 04 - Educação Matemática no Ensino Superior da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM tendo sido, inclusive, Diretor da Regional Minas Gerais da SBEM. É Líder de dois Grupos de Pesquisa certificados no CNPq: Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - NIEPEM, que reúne professores-pesquisadores da UFOP; Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática no Ensino Superior - GEPEMES, que reúne professores-pesquisadores da UFOP e da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9369447081315501
+55 31 3559 1657 | fredsilvareis@yahoo.com.br

 


Gilberto Januario  

Doutor e Mestre em Educação Matemática (PUC-SP). Especialista em Formação de Professores (IFSP) e em Educação Matemática (UnG). Licenciado em Matemática (UnG). É professor do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (DEEMA-UFOP). Trabalha com formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. É autor de artigos e materiais didáticos em Educação Matemática. Desenvolve pesquisa e estudos sobre currículos de Matemática, materiais de apoio ao desenvolvimento curricular e a relação professor-currículo.


CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4492457524733108
januario@ufop.edu.br

 


Marger da Conceição Ventura Viana

Mestre em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB) onde iniciou sua carreira na docência do ensino superior em 1978, no Departamento de Matemática, fez o doutorado em Ciências Pedagógicas no Instituto Central de Ciencias Pedagógicas/Cuba, em convênio com a UFOP e o MEC, com tese na área de Currículos para Formação de Professores de Matemática. Como professora do Departamento de Matemática da UFOP, atuou desde 1980 no ensino de graduação e pós-graduação até 2013 quando se transferiu para o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP. Foi nomeada Coordenadora de Administração Acadêmica da UFOP, Vice-Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Presidente do Colegiado de Curso de Matemática, coordenadora e Presidente do colegiado do Curso de Especialização em Educação Matemática e coordenadora e Presidente do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade EaD. Eleita Vice - Diretora do CEAD, tomou posse em 17 de setembro de 2007. Foi reeleita tendo exercido o cargo até o dia 17 de outubro de 2015. Retornou ao Instituto de Ciências Exatas e Biológicas tendo sido eleita e nomeada Chefe do recém criado (2016) Departamento de Educação Matemática. Foi fundadora, vice-diretora e participou da diretoria regional da SBEM / MG. Pesquisadora em Educação Matemática elaborou o primeiro currículo do Curso de Matemática da UFOP. É membro do Comité Latinoamericano de Matemática Educativa (CLAME). Entre outras atividades, tem publicado trabalhos em periódicos e congressos nacionais e internacionais, nas áreas de Currículos, Resolução de Problemas, Avaliação, História da Matemática na Educação Matemática e História da Educação Matemática nas quais tem orientado pesquisas de iniciação científica, monografias de graduação e pós-graduação e dissertações no Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP. Atualmente tem se dedicado também ao estudo da utilização do cinema na sala de aula, e pesquisado sobre o Movimento da Matemática Moderna em Minas Gerais.


CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2881426762701992
+55 31 3559 1411  | margerv@terra.com.br

 


Marli Regina dos Santos

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus Bauru, mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus Rio Claro. É membro do grupo de pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática e professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, pavimentações do plano, fenomenologia, tecnologias no ensino de Matemática e laboratórios de Educação Matemática.


CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4949706407817842
+55 31 3559 1411  | marliregs@gmail.com

 


Milton Rosa

Prof. Milton Rosa possui Licenciatura Curta em Ciências com Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1983), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1993) na área de Administração Escolar, especialização em Educação Matemática pela PUC de Campinas (1999), mestrado em Educação Matemática, Currículo e Instrução pela California State University, em Sacramento (2000) e doutorado em Educação, Liderança Educacional na área de Gestão Educacional da Educação Básica, pela California State University, em Sacramento (2010). Ambos os diplomas de mestrado e doutorado expedidos pela California State University, em Sacramento (CSUS) foram revalidados pela Universidade de São Paulo (USP). Prof. Milton Rosa também possui pós-doutorado em Educação pela USP em 2014. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) e professor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No CEAD, exerceu a função de coordenador e professor do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sendo que atualmente leciona no Curso de Licenciatura em Matemática. Atualmente, exerce no CEAD, a função de Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidades a distância. Leciona e orienta mestrandos como professor permanente do Mestrado Profissional em Educação Matemática do DEEMA/ICEB/UFOP. Prof. Milton Rosa foi integrante dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos de licenciatura em Pedagogia. Atualmente, integra o NDE e o Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, integrando também o Colegiado do Mestrado Profissional em Educação Matemática eo Colegiado do Curso de Pedagogia, na modalidade a distância. No Brasil, no período de 1988 a 1999, lecionou matemática, estatística, ciências e matemática para o magistério a nível secundário, em escolas públicas, particulares e técnicas/profissionalizantes. Na Califórnia, foi professor titular de matemática na escola Encina Preparatory High School, de 1999 a 2011; sendo também membro do National Evaluation System (NES) para avaliação de professores de matemática e colaborador do Educational Testing System (ETS) para matemática e espanhol para elaboração e avaliação dos itens para esses testes padronizados. É parecerista, entre outros, dos periódicos, Journal of Mathematics and Culture, IJREE, TODOS TEEM Journal, Acta Scientae, Educational Research, The Mathematics Teacher, Zetetiké e Revista Cultura Popular. Prof. Rosa tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação, atuando principalmente nas áreas de matemática, etnomatemática, currículo e instrução, modelagem matemática, etnomodelagem, linguística e matemática, história da matemática e liderança educacional. Escreveu 87 artigos, 12 notícias de jornal, 8 livros publicados e 3 livros organizados (atas) e 52 capítulos de livros publicados em português, inglês e espanhol em revista nacionais e internacionais. Desde 2015 é parte do comitê internacional do Mathematics Education and Culture (MES). Em 2010, Prof. Rosa recebeu o prêmio Dr. Carlos J. Vallejo Memorial Award for Emerging Scholar do Multicultural/Multiethnic Education: Theory, Research and Practice patrocinado pelo Special Interest Group da American Educational Research Association, em Denver, Colorado, Estados Unidos por sua contribuição ao desenvolvimento de pesquisas educacionais nos Estados Unidos.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5977637226430625
+55 31 3559 1445 | milrosa@hotmail.com


Plinio Cavalcanti Moreira

Bacharel em Matemática, Mestre em Matemática e Doutor em Educação, todos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2008 realizou estudos de pós-doutorado, com bolsa da Capes, na Universidade de Alicante, Espanha, sob supervisão de Salvador Llinares. Aposentou-se em setembro de 2009 como Professor Associado do Departamento de Matemática da UFMG. A partir de janeiro de 2010, devido à aposentadoria, retirou-se do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Em Julho de 2010 tornou-se Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Em 2016 participou da criação do Departamento de Educação Matemática da UFOP e passou a fazer parte do seu corpo docente, onde continua a desenvolver estudos e pesquisas no campo da Educação Matemática, focalizando de modo especial as relações entre os processos de formação de professores e os saberes profissionais docentes.


CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2548887509034427
+55 31 3559 1657 | pliniocavalcantim@gmail.com